27 de out. de 2015

Skol - Campanha experiência camundongo

Por Jéssica Andreia Mafra

Com o título "Tá na roda. Tá redondo", a Skol lançou no ano de 2007 mais uma campanha irreverente e bem-humorada por sinal. A ação incluía quatro comerciais diferentes, spots de rádio, anúncios para mídia impressa e ações na internet, além de outras iniciativas.



O primeiro comercial reforçava a ideia de que fazer amigos é uma das melhores coisas da vida. O segundo e o terceiro comercial seguiram o mesmo conceito e a mesma criatividade e bom-humor. Porém o último comercial da campanha deu o que falar.

A produção “Choque" mostra garotas vendo TV na sala de um apartamento no qual está acontecendo uma reunião entre amigos. Na televisão, passa um documentário sobre o comportamento dos camundongos, que estão em volta de um prato de queijo. Ligados a um fio condutor, eles levam um choque sempre que tentam pegar um pedaço do alimento. O locutor do documentário explica: “Os camundongos, mesmo ao levarem um choque elétrico, retornam ao alimento. Isso ocorre porque, quando a recompensa vale a pena, a memória deles esquece a experiência ruim”.

Enquanto isso, na cozinha, cinco rapazes passam pela mesma experiência, mas em torno da geladeira. Para pegar latas de Skol eles levam choques no refrigerador; e assim como acontece com os ratos, eles esquecem a experiência ruim e seguem levando choques repetidas vezes. O comercial termina com o slogan da campanha: “Skol. Tá na roda? Tá redondo”.

Produzida pela F/Nazca S&S, com direção e criação de Fábio Fernandes e Eduardo Lima, a propaganda teve dois pontos de vista aos olhos do consumido. Alguns (assim como eu), viu o comercial como diferente, bem elaborado, pensado e muito criativo, pessoas que chegaram a fazer vídeos caseiros parecidos com o comercial original. Já para uma parte dos telespectadores o comercial foi considerado mais uma propaganda que ridicularizava os consumidores, ao compara-los com um camundongo. O comercial também foi criticado por alguns defensores dos animais que achavam a frase “bichinho estupido” um total erro e falta de “conhecimento”, pois o camundongo age dessa forma por instinto natural, e não por ser estupido.

Mesmo sendo um dos melhores comercias da Skol, e com uns dos melhores retornos na vendas (aumento de 30% em algumas regiões), a mesma decidiu retirar a propaganda mais cedo do ar para que não ouve-se maiores problemas.

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