23 de mai. de 2017

O skate e seus obstáculos no Brasil

Por Lucas Pasold e Sérgio Lamim

Foi na Califórnia, no final da década de 50 que surgiu um dos esportes radicais mais praticados no mundo. Cansados de esperar por boas ondas, os surfistas da região buscaram um meio de praticar o seu esporte fora da água. Juntaram rodas de patins com um pedaço de madeira parecido com uma prancha e inventaram o esporte que na época era chamado de sidewalk surfing (surf de calçada), porém, o esporte se espalhou rapidamente pelos Estados Unidos e dez anos depois quando já tinha suas próprias manobras e estilos passou a se chamar Skateboarding, ou se preferir, apenas skate.



O skate está entre os dez esportes mais praticados no Brasil e é o berço de grandes campeões mundiais, tanto no skate vertical, quanto na modalidade de skate de rua. Nomes como Bob Burnquist, Sandro Dias e Rony Gomes já são lendas brasileiras no esporte com bastante troféus na estante, e a tradição continua com atletas como Luan de Oliveira e Pedro Barros, atletas de street e vertical, respectivamente que vem para tomar o lugar dos mais antigos, ambos já foram campeões mundiais também.

Apesar do Brasil ser um país que cria tantos talentos, o incentivo por parte do poder público não se faz presente. Nas capitais ainda encontramos parques ou pistas mais desenvolvidas e aptas para a prática do skate, mas em cidades menores a situação se torna complicada, algumas tem pistas mas não são feitas as manutenções necessárias e quando preciso, geralmente é feito pelas pessoas que andam no local. Muitas vezes as pistas não são feitas por profissionais ou praticantes do esporte, e acabam gastando dinheiro em algo nada funcional, o que apenas prejudica os praticantes que já são quase 3 milhões espalhados pelo Brasil.

Muitos praticantes abandonam as plazas e pistas de skate para soltar suas manobras pelas ruas. Vários locais no Brasil são mundialmente conhecidos pela sua arquitetura que apesar de ser apenas coincidência, parece que foi totalmente desenvolvido para manobrar. O vídeo do atleta regional amador Yan Belletti é um conjunto de manobras registradas apenas em lugares urbanos em várias cidades por Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário