10 de out. de 2017

Deu match com a Lu! Magazine Luiza no Tinder

Por Eduardo Bremer, Maria Fernanda e Ramon Borges


O brasileiro ainda tem muitos problemas para fazer compras online. Não são poucas as pessoas a nossa volta que ainda optam por filas em lojas físicas para fazerem as suas compras independente da época do ano. As vezes pela pouca familiaridade com o passo a passo dentro dos sites ou por culpa da falta de confiança que ainda existe sobre os e-commerces.

O interessante é que o mesmo comportamento não acontece com os aplicativos. Apesar de estarem inseridos no mesmo ambiente digital que os e-commerces (internet), as mesmas pessoas que optam por compras offline tem conta no Facebook, no Instagram ou em alguma outra rede social e mais: Fazem uso quase que diário destas plataforma e entregam suas informações sem medo qualquer desconfiança.



Foi justamente pensando nisso que uma das mais famosas lojas do setor varejista brasileiro resolveu mudar a sua estratégia de comunicação. Estamos falando da Lu, o avatar digital do Magazine Luiza. Ela se tornou conhecida anos atrás por ser a "primeira de seu nome" (no melhor estilo Game of Thrones) e ser uma presença digital não controlada por chatbot, mas sim por pessoas de carne e osso. A Lu é mais humana do que você pensa!

Faltava pouco para ela ser humana de verdade. O trabalho final foi a busca pelo seu par perfeito, a sua metade da laranja, o seu match, o seu contatinho de cada dia, e foi aí que o Tinder entrou na jogada.

Proposta pela agência DAVID, a ação atingiu homens e mulheres que fizeram uso da plataforma no último dia 12 de junho, o popular "dia dos namorados". A comunicação acontecia de forma simples: Se você desse like e a Lu retornasse dando o match, cupons de desconto para compras de geladeiras, televisões e outros produtos da loja eram encaminhados para o pretendente. O Tinder, basicamente, assumiu a função de e-commerce, se tornando plataforma de venda. Inacreditavelmente inovador. A ação viralizou e obteve números surpreendentes de cliques e engajamento.

Com apenas 12 horas de campanha, a Lu obteve 150 mil matches. A taxa de cliques (CTR) ficou na casa dos 5,5%, enquanto o engajamento atingiu a marca de 14%, duas vezes maior que a média na rede social. Em terras tupiniquins não existe valor maior do que o contato com as pessoas, aquele calor tropical tão comum aos brasileiros.

E aí, já começou a olhar para o Tinder de forma diferente? As vezes a melhor estratégia está literalmente em nossas mãos e acabamos nem percebendo. O retorno foi gigantesco, e o case hoje é referência para quase todos os social medias!

Curtiu o texto? Então compartilhe com seus amigos! Nunca se sabe quando a Lu aparecerá na sua lista de contatinhos, não é mesmo?

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