24 de mai. de 2018

Kids' Choice Awards 2017 - Campanha nacional com youtubers

Por Celine Zandoná Rafagnim, Júlia Lüneburger Passos e Natália Fischer Ferreira Santos

No post de hoje vamos falar sobre o Kids’ Choice Awards, uma premiação internacional voltada para o público infantil, transmitida e patrocinada pela Nickelodeon. A campanha envolve forte presença nas redes sociais, por meio dos fãs e suas interações com seus artistas e celebridades favoritos. O youtuber LubaTV foi um dos vencedores de 2017, na categoria de Personalidade Brasileira Favorita. Seu twitter foi de extrema importância durante a votação.

O KCA é cediado anualmente na Califórnia, sempre em março ou abril, foi criado em 1988. Os prêmios envolvem o Cinema, a Televisão, Mídias Digitais e Música. Diversos países possuem suas próprias versões da cerimônia, mais voltadas para os artistas regionais. A primeira versão criada, em 1999, foi a brasileira: os Meus Prêmios Nick (MPN). Ela é independente da primeira e possui diversas categorias originais.



O youtuber catarinense Lucas Feuerschütte, conhecido como Luba, é um dos maiores nomes da plataforma. Atualmente ele possui mais de 5 milhões e meio de inscritos, também com mais de 4 milhões e meio de seguidores no Twitter e um milhão e meio de curtidas no Facebook. No ano passado, venceu a categoria brasileira do KCA: Personalidade favorita. A votação era por meio do site oficial ou pelas hashtags combinadas #KCAPersonalidadeBR #LubaTV.

A interação pelas redes é muito forte, pois cada tweet ou retweet com as hashtags conta como um voto, sendo assim os fandoms (fã clubes) passam o dia votando, para dar a chance ao seu artista favorito de ganhar o submarino laranja da Nick. Foram milhares de tweets diários e cliques no site, não somente da turma (fãs do Luba), como também dos fãs dos outros indicados na categoria: Anitta, Christian Figueiredo, Kéfera Buchmann, Larissa Manoela, Rezendeevil, Thaynara OG Zé Felipe.

O sucesso da campanha é evidente, a premiação que também contou com apresentações musicais, contou não só com a audiência infantil americana, mas também com os brasileiros e originários de outros países, promovendo assim tanto as redes sociais dos indicados quanto a empresa Nickelodeon. Luba também fez um vídeo no Youtube que promove a campanha e depois agradece aos fãs por ter ganhado.

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