24 de mai. de 2018

#MakeItCount

Por Carlos Gabriel, Gabriel Affonso e Mateus Jacobsen


A campanha escolhida foi veiculada durante as Olímpiadas de Londres, em 2012. A responsável pelo case é a Nike que apesar de não ser a patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos não ficou de fora, e promoveu a campanha através de atletas com uma foto utilizando a #MakeItCount (#FacaAcontecer) e uma frase motivacional no Twitter.

O atleta Mo Farah foi escolhido para ser a cara da campanha, nascido na Somália, nacionalizado britânico, é o maior medalhistas do atletismo britânico. Ele não foi escolhido por acaso, pois a equipe do Reino Unido era patrocinada pela Adidas, concorrente direta da Nike. Além de exercer enorme relevância no esporte, também possui forte posicionamento dentro da marca, sendo patrocinado individualmente, como atleta, ou seja, a Nike fez acontecer.



A empresa não se limitou ao atletismo, escolhendo também grandes nomes do futebol como: Cristiano Ronaldo e Rio Ferdinand, ambos ex-jogadores do Manchester United, também fizeram história na terra da rainha. Focando mais na divulgação de sua campanha do que na preocupação com a concorrência, desafiando assim o público e gerando interatividade.

A peça publicitária contou com a participação brasileira, Eunildo Martins, que através de sua foto relatou sua paixão pelo esporte com a frase: ˜Eu amo basketboll”. Mas é claro que houveram mais pessoas que foram atingidas pela campanha, independentemente do seu nível de rendimento no esporte, e aderiram a hashtag utilizando o mesmo formato proposto pela marca, desafiando a si mesmo a dar o seu melhor. E tais participações contaram com relatos dos atletas sobre como iriam fazer acontecer em uma série de vídeos curtos.

O case foi um sucesso, a marca atingiu seu objetivo, transformando suas palavras em atitudes, e desta forma obteve mais tweets do que seu concorrente durante as Olimpíadas de 2012, investindo uma verba muito menor. A palavra interatividade resume sua campanha linkando sua tagline "Just Do It” (“Apenas Faça”), conversando assim diretamente com seu público.

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