Por Isabella Beatrice Zink, Mayara Giovanella de Oliveira e Rafael Amaral Reis
Muitas vezes é complicado arrumar um amigo para todas as horas para jogar conversa fora, neste sentido, a Kaiser tomou a iniciativa de veicular através do WhatsApp, um chatterbot que tirasse as dúvidas dos consumidores, principalmente quando era assuntos de churrasco e futebol e alguns conselhos sobre como pedir um aumento no emprego ou então como chamar a gata para um rolê. Tornando assim, a campanha mais voltada para o público masculino.
(ATENÇÃO!) Para ficar a par desta campanha, visamos explicar que o chatterbot é um bot totalmente programado no computador, que simula um ser humano nas conversações com as pessoas.
Com o slogan de “Você é o cara, você é o Kaiser”, as interações giravam muito em torno de incentivar os consumidores a se tornarem pessoas com atitudes mais conscientes. A campanha protagonizou as famosas bolas de futebol conselheiras da Kaiser, sendo divulgada em várias mídias, incluindo nas redes sociais, local do qual concentrou-se um grande número de fãs que abraçaram essa oportunidade de interagir diretamente com a marca.
Para que houvesse essa interação, bastava que o consumidor adicionasse seu número no site oficial da Kaiser e imediatamente o bot entrava em contato, tornando a conversa privada e descontraída, contando com envios de memes e piadas feitos especialmente pelo humorista Rodrigo Fernandes.
Embora a iniciativa de posicionamento da marca fosse boa, a campanha veiculada no WhatsApp não durou mais do que 24 horas, pois esta mesma plataforma possui exigências barrando o uso de bots. Mesmo com esse contratempo, a Kaiser insistiu na campanha e levou o mesmo tipo de serviço para o chat do Facebook, do qual seguiu sendo um sucesso, conversando com consumidores como se fossem amigos próximos.
Tanto que foi veiculados dois tipos de vídeos para a campanha, a primeira convidando os consumidores a interagir com o bot no WhatsApp e outra que surgiu posteriormente, trazendo humor com as bolas da Kaiser, onde elas estão amordaçadas, fazendo referencia a censura que tiveram e convidando para continuar o papo através da plataforma do Facebook.
Você é o cara você é o Kaiser é só uma péssima propaganda gente— barracuda TrAiÇoEiRa (@eibarracuda) 29 de janeiro de 2017
O pior que o "sub slogan" (Você é o cara, você é o Kaiser) é muito bom, SE PARASSE ALI. Mas cagaram tudo com as bolas.— Johny Johny (@TheRealRudi) 7 de julho de 2016
Homens: diferente do que a propaganda da Kaiser pede "escute suas bolas você é o cara"— Letícia B. ♌ (@be_dnarski) 28 de maio de 2016
To aqui pra pedir, por favor não façam isso...
Até quando essa propaganda cretina da Kaiser "você é o cara. Ouça suas bolas" vai ser veiculada?— Daniela de Assis (@DanideAssis) 26 de abril de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário