5 de nov. de 2018

Conheça a campanha da Kaiser que quase deu errado

Por Isabella Beatrice Zink, Mayara Giovanella de Oliveira e Rafael Amaral Reis

Nada como uma boa combinação entre cerveja e amigos. Pensando nisto, a Kaiser protagonizou no segundo semestre de 2016, uma campanha interativa que estimula a conversação entre marca e consumidor.

Muitas vezes é complicado arrumar um amigo para todas as horas para jogar conversa fora, neste sentido, a Kaiser tomou a iniciativa de veicular através do WhatsApp, um chatterbot que tirasse as dúvidas dos consumidores, principalmente quando era assuntos de churrasco e futebol e alguns conselhos sobre como pedir um aumento no emprego ou então como chamar a gata para um rolê. Tornando assim, a campanha mais voltada para o público masculino.



(ATENÇÃO!) Para ficar a par desta campanha, visamos explicar que o chatterbot é um bot totalmente programado no computador, que simula um ser humano nas conversações com as pessoas. 

Com o slogan de “Você é o cara, você é o Kaiser”, as interações giravam muito em torno de incentivar os consumidores a se tornarem pessoas com atitudes mais conscientes. A campanha protagonizou as famosas bolas de futebol conselheiras da Kaiser, sendo divulgada em várias mídias, incluindo nas redes sociais, local do qual concentrou-se um grande número de fãs que abraçaram essa oportunidade de interagir diretamente com a marca.


Para que houvesse essa interação, bastava que o consumidor adicionasse seu número no site oficial da Kaiser e imediatamente o bot entrava em contato, tornando a conversa privada e descontraída, contando com envios de memes e piadas feitos especialmente pelo humorista Rodrigo Fernandes.

Embora a iniciativa de posicionamento da marca fosse boa, a campanha veiculada no WhatsApp não durou mais do que 24 horas, pois esta mesma plataforma possui exigências barrando o uso de bots. Mesmo com esse contratempo, a Kaiser insistiu na campanha e levou o mesmo tipo de serviço para o chat do Facebook, do qual seguiu sendo um sucesso, conversando com consumidores como se fossem amigos próximos.

Tanto que foi veiculados dois tipos de vídeos para a campanha, a primeira convidando os consumidores a interagir com o bot no WhatsApp e outra que surgiu posteriormente, trazendo humor com as bolas da Kaiser, onde elas estão amordaçadas, fazendo referencia a censura que tiveram e convidando para continuar o papo através da plataforma do Facebook.


Porém, nem todos curtiram esta ideia e acabaram colocando suas opiniões nas redes sociais, veja alguns tweets a seguir:





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